3 de jan. de 2014

Conhecimentos de um Otaku - O Deus do Mangá



Olá! ヾ(。・ω・。)ノ

Resolvi escrever algo direcionado a conhecimentos sobre origem de mangás e toda essa cultura. Pensei que seria interessante, já que assim como eu, acho que muitos não sabem muito sobre a origem de mangás e animes. O que me fez pensar que é estranho eu não saber quase nada sobre o surgimento de uma coisa que eu gosto muito. É assim com vocês ou eu que sou desnaturada? 
Depois de ver tantas vezes o título "O Deus do Mangá" acabei achando o nome estranho... 


Os primeiros mangás japoneses (com a tradição de quase uns mil anos) eram apenas caricaturas ou desenhos sequências retratando o cotidiano japonês. A imagem acima é de Choju Jinbutsu Giga, um desenho que contava o cotidiano japonês através de animais agindo como humanos... é bem louco. 


Os verdadeiros mangás ou o surgimento dos mangás que conhecemos hoje começaram pelas influências ocidentais (1862). É ai que entra o Osamu Tezuka, (1928 - 1989). Praticamente foi ele que criou os traços típicos de mangás que conhecemos hoje. Tezuka buscou inspiração em grandes artistas como o Walt Disney e Max Fleischer, ele juntou o seu próprio estilo de desenho (que era personagens com feições e expressões exageradas), as técnicas padrões do estilo japonês e a animação e expressionismo encontradas no estilo ocidental. Ele começou a desenhar tirinhas para pequenas editoras e tendo contato com outros artistas começou a influenciar eles. 

Dá para perceber que a Safiri parece um pouco com a Betty Boop, criação de Max Fleischer (uma das inspirações de Tezuka)


Tezuka começou a produzir (com a ajuda de outros artistas) quadrinhos para várias revistas mensalmente, (prática que se tornou comum no Japão), um pouco depois que já tinha estourado com vários quadrinhos de sucesso, ele criou uma uma produtora de animação chamada Mushi Production, onde surgiu várias obras de sucesso. Muitos mangás de Osamu Tezuka acabaram virando anime, como Astro Boy, Don Drácula, Jungle Emperor, Phoenix 2772, A Princesa e o Cavaleiro, O Leão Branco e outros.
Apesar da empresa Mushi Production ter falido, Osamu Tezuka, conhecido como o Deus do Mangá, continua sendo uma grande influência mundial para outros produtores. 



Sabiam que Osamu Tezuka tinha uma grande amizade com o Maurício de Souza?
Pois é, o Maurício até já representou os personagens do Tezuka nos quadrinhos da Turma da Mônica. 



●  ●

O post foi curtinho, já que eu só escrevi as informações gerais (desculpe-me qualquer erro). 
Se vocês quiserem mais alguns posts sobre a origem de mangás e animes, escrevam nos comentários, seria legal saber a opinião de vocês. 

Desculpe-me pela ausência e até a próxima!


4 comentários:

  1. A postagem fico muito boa... Essa da amizade deles eu n sabia, muito legal.
    Estarei esperando suas novas atualizações, um abraço.
    Sendo um Otaku

    ResponderExcluir
  2. Gostei da postagem, muito explicativa, e interessante, o mangá foi super importante para nós *p*

    Kissus
    Aozora Namida

    ResponderExcluir
  3. eu já sabia da amizade deles só porque tinha lido turma da mônica, rs.

    ResponderExcluir
  4. Eu conheci o Choju Jinbutsu Giga por causa do anime Naruto (o Sai usa uma técnica chamada Choju Giga, ela faz os desenhos de animais saírem do papel).

    Enfim, eu nunca pensei em procurar saber sobre como surgiu o mangá, achei bem interessante. Kiss ~

    ResponderExcluir

um cupcake pra cada comentário!!