22 de nov. de 2013

Cultura Japonesa - Gueixas


Konnichiwa!

Resolvi escrever sobre mais um pouco da cultura japonesa. Minha escolha para o post foi escrever sobre as Gueixas, pois acredito que seja uma marca bem grande na cultura japonesa vista em outros países e em algumas vezes nem são compreendidas totalmente por outros de culturas diferentes. Já vi muitas pessoas se referindo as gueixas como "prostituta de luxo japonesa" e acho isso no mínimo muito desrespeitoso. 

Fiz um post até que curtinho sobre as gueixas e acho que ainda ficou faltando algumas coisas, mas espero que ajudem vocês a entenderem um pouco mais dessa cultura. 


Sem dúvida, podemos reconhecer as gueixas (em japonês, Geisha - 芸者) pelos seus lábios marcados de vermelho, suas peles branca e cabelos pretos em um penteado armado. Sempre com uma postura elegante, misteriosa e sedutora, as gueixas formam um papel bem próprio e essencial ao longo da história do Japão. 
Acredite ou não, as primeiras gueixas na verdade eram homens. É meio inimaginávelmas foram por eles que surgiram as gueixas e também foram bem populares no período feudal.
Sempre apontam as gueixas como sendo prostitutas, mas elas eram contratadas apenas para entretenimento e atração em festas ou reuniões (ou até particular). O papel delas era tratar os clientes muito bem, com boas conversas e entreter eles com música, dança ou pintura. Apesar delas seduzir os homens com sua beleza e etiqueta, nunca tinham o contato físico íntimo.


As gueixas aprenderem as artes de dança, pintura, música, caligrafia, etiquetas e muitas outras, além de ter que estudar muito e sempre ter uma aparência impecável, com a maquiagem pesada e sempre com quimonos pesadíssimos, saltos de madeira, cabelo com o penteado arrumado ao extremo, estando sempre alegres e com uma postura delicada. Elas eram até treinadas para dormir com o pescoço em suportes elevados para conseguir manter o penteado perfeito — Atualmente as gueixas usam perucas, já que o penteado tradicional causa calvície precoce na maioria das mulheres — e para reforçar a técnica, jogavam grãos de arroz em volta do suporte, caso a gueixa se descuidasse, ela acordaria com grãos grudados em seu cabelo.


As gueixas eram as únicas mulheres do Japão que tinham a oportunidade de independência, já que nunca se casavam e não tinham ocupações domésticas, sempre dedicando-se as suas profissões. 
Para se tornar uma gueixa, era preciso ir para uma casa onde só viviam gueixas, chamadas okiya, geralmente comandada pela mulher já experiente, muitas vezes ex-gueixa (As casas que elas viviam eram sustentadas por algum homem rico, muitas vezes até sendo casado, geralmente eles possuíam alguma gueixa como amante). As aprendizes (chamadas "maiko") eram desde crianças consideradas muito inteligentes e de belas. Elas ingressavam na okiya realizando a limpeza das casas, trabalhos geralmente domésticos. Muitas crianças eram vendidas para esses estabelecimentos, mas atualmente adolescentes vão por decisão própria.


Muitos não sabem diferenciar uma gueixa experiente para uma maiko. Para saber diferenciar, preste atenção nas cores de suas roupas; as aprendizes usam quimonos mais coloridos e geralmente com um colarinho vermelho, já as gueixas usam quimonos com estampas mais simples com um colarinho de cor branca ou tom pastel. 



Espero que tenham gostado de saber algumas coisinhas sobre as gueixas. Se souberem de mais uma informação sobre o assunto, não se acanhe e deixe um comentário. 

Atá a próxima!

5 comentários:

  1. Gueixas são divas kk, odeio quando falam que são prostitutas ò.ó elas eram simplesmente damas de companhia, acho elas tão elegantes, tão finas *-* amei o post.
    BJS :3

    ResponderExcluir
  2. Gueixas são lindas né? Eu acho tão admirável a postura elegante que elas tem. Sem contar todos os talentos que elas possuem. E conseguir se manter sobre salto de madeira, usando roupas pesadas e até esses penteados complexos e__e Nossa, deve ter sido um alivio para aquelas que usam perucas, imagina ter calvície? D:

    Meu primo morou no Japão durante um tempo e quando voltou trouxe pra minha vó uma Gueixa grande e linda protegida por um vidro. Eu passava horas e horas olhando pra ela kk E a salinha de entrada da minha casa tem um monte de quadros com vários tipos de Gueixas *-*

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu post Eva, eu fiquei tipo "Como assim as gueixas eram inicialmente homens O.o?"

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. ~errei ali,consertando~
    Acho gueixas tão lindas >.<
    Hey,tenho uma tag pra vc no meu blog :3
    São três mas se quiser pode escolher só uma.

    http://otakus-sekai.blogspot.com.br/
    Kissu~

    ResponderExcluir

um cupcake pra cada comentário!!