14 de jan. de 2016

Filme: A Garota Dinamarquesa - Opinião Pessoal



Oi pessoas! Tudo bem com vocês? Lembram de mim? Sou a Eva, mas me chamem de Melissa. 

Definitivamente, não sei respeitar despedidas. Quando o blog ainda se chamava Gaby Otaku, decidi que não iria mais postar juntamente com a Gaby, por eu ter me afastado um pouco do que deveria ser o conteúdo do blog. Não tinha tanta liberdade para postar sobre filmes, séries e outras coisas diversas das quais eu escrevo sobre. Só que então, a Gaby quis ter a mesma liberdade que eu, ela reformou o blog e deixou tudo mais aberto para escrevermos sobre praticamente o que quisermos. Por causa disso, aqui estou eu, novamente. Resolvi aderir o nome Melissa, é importante e é quase uma homenagem à minha irmã, pois ela que começou a me chamar assim, então acabou me definindo de uma maneira especial e acostumei com o nome tanto quanto sou acostumada com “Eva”.  Aliás, tenho um blog apenas meu, que não é nada famoso, onde posto coisas mais pessoais e pensamentos internos, clique aqui se quiser visita-lo, é de graça, juro.

Senti a necessidade de escrever sobre o filme A Garota Dinamarquesa. Apenas minhas simples, verdadeira e leiga opinião. 




Título original: The Danish Girl 
Roteiro: Lucinda Coxon 
Direção: Tom Hooper 
Lançamento: 27 de novembro de 2015 (EUA) / 25 de fevereiro de 2016 (Brasil)



O filme é drama-pseudo-biográfico, baseado no livro de David Ebershoff, que conta a história do pintor dinamarquês Einar Wegener (Eddie Redmayne) que, em 1931, foi uma das primeiras pessoas a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo, tornando-se uma mulher e passando a se chamar Lili Elbe. Temos também em foco a esposa de Einar, Gerda (Alicia Vikander), que acompanhou o marido enquanto ele estava se descobrindo como mulher.



Apesar de não ter sido totalmente fiel à história verdadeira de Einar Wegener, não estou reclamando. O filme me ajudou a ter uma opinião mais sólida sobre pessoas transexuais, afinal, todo aquele drama me causou bastante impacto. Particularmente, gostei do filme e poderia até recomendar para as pessoas certas, já que trata de um assunto que ainda é polêmico para muitos. Logo por conta do preconceito, acho que muitos vão comentar o filme de forma negativa, talvez até mesmo de uma forma ofensiva. Faça um favor a si mesmo, se desprenda da opinião preconceituosa e tire suas próprias conclusões.


Se hoje em dia a transsexualidade ainda é polêmica, imagine na década de 20, não é mesmo? Todo esse preconceito é mostrado em algumas partes do filme, onde nos livros que Einar buscou tratam homossexuais e transexuais como “anormais”. Ele também busca ajuda de médicos, logo por se achar anormal, é até mesmo diagnosticado esquizofrênico. O que me deixou feliz é que ele não desistiu de ser o que é por nenhum momento, não quis negar e seguiu em frente com o que acreditava. Eu queria ir lá dar um abraço em Lili e dizer que ela era maravilhosa, sério.


Não vamos esquecer-nos de Gerda, que mesmo sem querer, foi de suma importância para que Einar se descobrisse como transexual, e acredito que sem ela, Einar nem mesmo teria sido forte o suficiente para seguir em frente. Achei ótimo que apesar de todo o sofrimento dela, ainda quis apoiar o marido até o fim. Sim, vou descrever como sofrimento, não porque ser transexual é errado, apenas pelo fato de que ela, de uma forma ou de outra, estava perdendo o marido que amava. Realmente era um amor verdadeiro e ela aceitou de uma maneira ótima, até mesmo pintava quadros inspirados em Lili. Inclusive, quadros lindos, tanto no filme quando os verdadeiros. 

"Eu preciso ver Einar."
"Deixe-me ajudar. Por favor."
"Digo, o meu marido. Você pode traze-lo?"
"Eu não posso."
"Eu preciso falar com meu marido. Eu preciso segura-lo. Eu preciso dele."

 Não vou entrar em detalhes sobre o final, pois seria um grande spoiler. Mas acho que posso dizer que fiquei bastante emocionada. Segurei o choro o filme todo, mas desabei nos créditos quando a Gaby disse: “Pode chorar, tudo bem”.



Antes de finalizar o post, gostaria de abrir um espaço para dizer que achei a Amber Heard muito bonita nesta cena. No filme ela interpreta uma bailarina, amiga ou parente (não sei ao certo) de Einar e Gerda.


 
 


Comentem as suas expectativas do filme ou o que acharam sobre! 
Até a próxima!  


16 comentários:

  1. melhor parte cachecol voando ao vento* mas nem quis falar sobre T-T

    Gosto muito da cena dele "acariciando" o vestido sobre ele. Ele parecia a bailarina do quadro *-* muito perfeito!!

    Foi até engraçado quando a Ana Clara queria perguntar que atriz era a do filme pq tinha gostado dela e a gente disse que era um rapaz o ator kkk. Eddie Redmayne atua super bem no filme. Convincente, legítimo ao filme. Merece outro oscar!!

    Gosteo do gif da Lili fazendo posse segurando o cachorro. Amaria pendurar esse quadro no meu quarto rs.

    Vc nem tinha comentado comigo sobre essa mulher ai do final, mas realmente, ela parece a Julieta de qualquer teatro de "Romeu e Julieta"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, aquele cachecol acabou tendo um significado muito lindo.

      A cena do vestido foi realmente carregada de sentimento, até porque acho que aquilo foi o começo de tudo, quando Lili realmente nasceu, mesmo que ela sempre esteve lá.

      Realmente foi engraçado. Dá para entender, o ator conseguiu fazer muito bem o papel. Lili é uma garota muito bonita.

      Nem sei qual dos gifs eu amo mais... A do cachorro é excelente.

      Não tinha comentado mesmo, mas guardei pra mim. Nunca tinha achado a atriz tão bonita, apesar de ela realmente ser... Mas nessa cena ela passou um sentimento bom, achei ela realmente bonita.

      Beijinhos.

      Excluir
  2. Oi Mel (posso?)

    Bem vindas de volta meninas! Que layout delicinha *0* é um deleite aos olhos asuhashu'

    Eu adorei a sinopse, eu não sou muito ligada em filmes (quase nada), sou mais viciada em desenhos e animes :3 mas o filme me pareceu bem interessante, o post mais ainda com todos esses gifs bafônicos *-*

    Sayonara o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode sim :)

      Obrigada! Sobre o layout, créditos e elogios apenas para a Gaby, ela merece pelo bom trabalho.

      Sim, sinto que até mesmo as mais simples sinopses conseguiriam me interessar. Entendo que não seja ligada em filmes, nem mesmo eu sou, mas filmes como esse sinto quase a obrigação de assistir, kkkk. Fico feliz que tenha gostado, também acho todos os gifs ótimos!

      Beijinhos :*

      Excluir
  3. Olá Melissa!

    Me recordo de quando eu vi o trailer deste filme, meses atrás, eu me arrepiei todo e até fique com os olhos querendo lacrimejar. Sem dramas, mas, toda essa temática que envolva o "mundo" LGBTTT pelo ponto de vista dos oprimidos, óbvio, me toca bastante. E no caso a oprimida foi a Lili, que nossa, se a transfobia já é forte hoje, é como você mesma disse, imagine há quase um século atrás?

    Estou ansioso para conferir o filme e compartilhar o que eu senti a vê-lo. <\3

    E, fico feliz com a sua volta ao blog. Quem sabe eu também não possa fazer um "gritinho" aqui no blog também. (fiz uma referência a aquele vídeo da Melody, no qual ela convida suas amigas pra cantar. Interprete "gritinho" como uma participação).

    Bye amg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Também me arrepiei ao ver o trailer, me senti na obrigação de assistir o filme. Até porque não é todo dia que se encontra uma obra com esse tipo de tema.
      Sim, concordo muito contigo. Não só sobre as pessoas que se encaixam no grupo LGBT, mas toda temática que mostra o lado das pessoas que são oprimidas, rotuladas como anormais e que sofrem algum tipo de preconceito ou exclusão que em minha opinião seja sem motivo e desnecessária, sempre vão me tocar.
      O que me deixou emocionada é que Lili venceu, se aceitou e quis ser completamente ela mesma até o fim.

      Obrigada, de certa forma também me sinto feliz. Estarei esperando uma postagem sua, vamos mostrar cultura para esse povo amg.

      Beijinhos xoxo

      Excluir
  4. Oláá! Tudo bem?
    Eu ainda não tenha visto nada a respeito desse filme, acredita? Parece ser muito bom e eu realmente fiquei curiosa. Parece ter sido tudo muito bem trabalhado, vou ver se consigo assistir ainda nessas férias.

    Beijos e bem-vinda de volta o/
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu estou bem, e você? Espero que sim.

      Bem, que bom que agora você sabe da existência, não é mesmo? Fico realmente feliz que você tenha se interessado, espero que goste do filme tanto quando eu gostei!

      Obrigada!
      Beijinhos <3

      Excluir
  5. Parece emocionante! Já coloquei na minha lista :p
    nadageek.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em minha opinião é bastante emocionante!
      Que bom que se interessou, espero que goste do filme!

      Obrigada por comentar, beijinhos <3

      Excluir
  6. Gostei! Me parece um filme muito bom e emocionante. VI o trailer e já me parece que o ator arrasou no papel!
    Adorei a indicação e sua opinião sobre, vou assistir em breve.
    Beijos
    Sentimentos Apurados ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ator arrasou mesmo, tanto quanto arrasou em A Teoria de Tudo! É um ótimo filme e vale muito a pena assistir.
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado. E também espero que curta o filme.

      Beijinhos <3

      Excluir
  7. Eu sou meio fraca pra ficção, por isso quase sempre desabo em dramas. E como eu quase chorei simplesmente com o trailer, tenho certeza que este será um desses casos. Obrigada pela indicação ;)

    http://eujovemdemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu sei que isso não tem a ver com o post. Mas preciso dizer ...... Amei muito esse layout :0000 acho que é o mais lindo que já vi *-* adoro doctor who ;)
    Beijão
    http://umagarotanadaencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. brigada \o/ me esforcei pra fazer o lay \o/ doctor who \o/

      Excluir
  9. Yo yoooo *-*, tudo sim e com você?
    Sejam bem-vindas de volta a blogosfera você e a Gaby, conheci recentemente o blog de vocês, então prazer *-*, meu nome é Fernanda UHSUHSUSHS.

    Sobre esse filme parece ser bastante emocionante mesmo, quando falou nesse assunto de transexualidade naquela época, já imaginei o quanto preconceito esse marido deve ter sofrido. Ai e quase chorei vendo esse trailer ;-;, pelo visto as cenas são de cortar o coração mesmo hein. Deu vontade ver o filme mesmo.

    Adioooooooooos <3

    ResponderExcluir

um cupcake pra cada comentário!!