11 de mar. de 2017

Meus Filmes da MaratonaAperteOPlay - 10 Filmes Para Você Por na Lista


Oi pessoas. Aqui estou \o/
Saudades de mim? Claro que sim. Eu sei que vocês são gentis. Já sobre mim eu não sei tanto assim.

Já estou oficialmente cursando cinema. Viva-viva hup-hup \o/


Ainda estamos planejando a primeira curta que iremos fazer, mas quando estiver pronta, com certeza vou postá-la.

Agora saindo disso e indo pro tema do post, era pra eu ter postado no início de fevereiro, mas aqui estou postando no início de março. Eu realmente não tenho cura nesse quesito rs.

Leitor: Vc devia postar mais!!
Gaby: ...

Pra quem viu o post ou o vídeo sobre a #MaratonaAperteOPlay que teve em janeiro (se não viu, aqui está o post e o vídeo), sabe que eu tive que assisti 10 filmes em 20 dias. Eu enrolei muito mas aqui está o post sobre os filmes (veio tarde pra pakas rs).

~Minha cara essa hora da madrugada

Essa é a lista dos filmes:
 1 | Adaptação Literária: O doador de Memórias
 2 | Clássico: Clube dos Cinco
 3 | Filme em Preto e Branco: Marinheiro de Encomenda (Steamboat Bill Jr.)
 4 | Filme Musical: Sing Street
 5 | Filme Latino-Americano: Desculpe o Transtorno Minha Mãe é uma Peça 2
 6 | Documentário: Sou Surda e Não Sabia
 7 | Filme de Um País que Eu Nunca Assisti: A Cor do Paraíso (Iraniano)
 8 | Filme Dirigido por Mulher: Tomboy (Céline Sciamma)
 9 | Filme Vencedor do Oscar: 12 Anos de Escravidão
10| Animação: O rapaz e o Monstro

Vou começar falando do filme O Doador de Memórias, na categoria de adaptação literária.


Como diversos outros filmes distópicos futurísticos, tem aquela treta de "para acabar com a guerra e a discórdia, inventaram um mecanismo de organização que acaba com a liberdade", mas ninguém percebe. Nesse caso, as pessoas tiveram que deixar as memórias do passado e até mesmo suas emoções de lado. 

Sem chance de ir contra, todos os cidadãos, quando chegam na maioridade, são redirecionados para um trabalho que teoricamente "foi feitos na medida certa para cada um" com base em seu desenvolvimento desde pequeno. 

E é nesse contexto que o nosso protagonista é escolhido como o receptor de memórias. Aquele que irá herdar as memórias do passado que ninguém possui. 

É legal a forma que eles tratam das memórias. É como se elas literalmente colorissem o mundo. Não gostei muito do jeito que esse mundo tratava a diversidade como sendo algo ruim que gera guerra.O importante não é respeitar? Em vez de tornar todo mundo igual.

Se todo mundo fosse realmente igual, qual seria a graça de viver?
Nesse mundo onde a diversão é proibida, até andar de trenó é contra as regras porque alguém pode se machucar.

Trailer:


Outro filme que eu vi foi o clássico Clube dos Cinco, que com certeza inspirou diversas outras produções.


Todo mundo ama categorizar as pessoas e separá-las em grupos. Só que no caso, essas diferentes pessoas, que normalmente nunca se encontrariam, foram reunidas em um mesmo grupo.


5 jovens diversificados foram obrigados a ficarem juntos de detenção em um sábado. E é nesse dia que "um cérebro, uma princesa, um atleta, um rebelde e uma excêntrica" se conhecem.


É até engraçado como esses 5 ao final da detenção acabam se aproximando. O tipo de filme que mostra que você pode ser amigo de qualquer um. Ser diferente nunca é um problema.

Trailer:


Agora é a vez de Marinheiro de Encomenda (Steamboat Bill Jr.), um filme preto e branco de 1928 que foi literalmente carregando pelo vento até mim.


O vento desse filme faz tudo acontecer. Até mesmo se inclinar num angulo de 30* é possível se vc comprar um ventilador a jato como o de algumas produções.


A início, temos dois barcos:
O velho barco a vapor, Stonewall Jackson, pertencente ao Marinheiro William Canfield, mais conhecido como Steamboat Bill (Bill "barco a vapor");
e o novo barco a vapor, King, pertencente ao nosso querido rival J.J. King.

~Que tanto nome assim cê me deixa confuso!!

O título brasileiro, Marinheiro de Encomenda, provavelmente faz referência ao filho de Steamboat Bill, que vai ver seu pai pela primeira vez desde que era pequeno. Ele encontra seu pai no meio de uma crise, estando prestes a perder seus negócios por causa do seu novo rival que veio para dificultar a sua vida.


O que acontece é que a filha do rival também veio visitar seu pai nesse meio tempo. E eu fiquei encabulada com a cara de "novinha" dela 0_0

~Tem algum problema com o meu rosto?

Então é revelado que ambos os filhos, não só se conhecem e são da mesma cidade, como também gostam um do outro.

~Surprise Modafoca

Quando os dois marinheiros rivais descobrem que seus filhos tem uma relação, eles tentam separá-los, mas quem disse que conseguem? kkkk E o mais legal do filme são os gifs. Cada um melhor que o outro!!

~Alguém pediu um padre pra casamento?

Trailer:



Pois bem, agora é a vez do musical Sing Street.


A história de Sing Street é bem simples. É sobre um garoto que resolve montar uma banda depois de dizer que tem uma banda para uma garota. É até engraçado o jeito que ele monta a banda e fica mudando de estilo a cada música. Hoje foi pop. Amanhã bora pro estilo emo-gótico.


Quando eu estava assistindo o filme, foi uma coisa meio estranha. Enquanto eu tava vendo, eu não sentia nada de mais além de "cara, essa música é legal". Ai o filme acaba e eu fico tipo "cabo? Que acontece depois? Me conta coisa".

Eu fiquei tão apegada que fiquei dançando as músicas que tocavam durante os créditos inteiros além, claro, de viciar nelas nos dias seguintes.

Quando você fecha os olhos, até mesmo a sua sala se torna um clipe de Sing Street, ou melhor, se torna o clipe de "Drive It Like You Stole It" (juro que quase cheguei a chorar com essa música de tanta nostalgia).



Outra música é "The Riddle of  the Model", a primeira e mais estranha música de Sing Street. Só sei que o bordão vicia  ~the riddle of the model


Também tem "Up", aquela música que te traz paz e te faz arranhar a garganta quando tenta cantar a parte aguda. Eu já tentei e não deu certo.


Se alguém quiser ver o trailer em espanhol...

Trailer:


Bem, filme latino-americano... Eu ia assistir Desculpe o Transtorno, mas como não consegui achar pra assistir, eu assisti no cinema Minha mãe é uma peça 2, e como ela é.
Não assisti o primeiro filme, mas se esse segundo foi ótimo, com certeza o 1 deve ser demais.

Foi muito divertido assistir um filme brasileiro que eu nem sequer sabia a sinopse. Meu pai me chamou pra ver e eu fui e gostei mais do que eu esperava. É nesses momentos que eu sinto "cara, vou estudar cinema!! E só porque é no Brasil, não significa que seja ruim". Tem lançado tantos filmes bons BR ultimamente.

Ah, e pra quem não sabe, minha mãe é uma peça 2 é sobre a vida de uma mãe que apresenta um reality show para outras mães sobre problemas da vida que ela mesma está passando, só que com um toque de comédia e cenas que não tem como não se identificar.

A cena que eu mais me identifiquei foi quando a Dona Hermília surtou porque a vasilha dela voltou sem tampa. Quantas vezes minha mãe já não surtou com as Tupperware dela kkkk.

Trailer:


Tá. Agora o documentário Sou Surda e Não Sabia.


De todos os que eu já vi que falam sobre a cultura surda, esse foi um dos documentários que eu mais gostei. 

Ela fala que quando era pequena, tinha uma ligação forte com os pais. Mesmo não escutando, entendia oque eles queriam dela. Mas depois que descobriram que ela era surda, tudo mudou. Ela não entendia o porque, porque eles olhavam para ela com olhos de pena como se ela tivesse doente. "Eu to doente? Mas eu me sinto bem."

Isso mostra o tanto que tratar a surdez como um problema é oque realmente gera o problema. A maioria das famílias não estão preparadas e não sabem agir diante o assunto, o que acaba prejudicando e muito a criança.

Obrigar ela a ir para uma escola de oralização achando que vai resolver o problema sendo que a surdez não deveria ser tratada como uma deficiência, e sim como uma diferença. Imagina passar a vida toda sendo definido por questões de deficiência, assim como fala na imagem acima.

O que mais me conquistou no filme foi a ideia das escolas bilíngues. No caso do brasil, seria português e libras. Oque alguém surdo aprende deve ser o mesmo que um ouvinte aprende. Então porque eles não podem ter aulas juntos e um ter acesso á língua do outro? No filme tinha uma professora que ensinava oralizando e outro professor que ensinava por libras. Não era um interprete traduzindo a professora. Era realmente um professor. E ele fala que a figura dele mostra pros alunos que mesmo não escutando, eles podem ser oque quiser. Mas infelizmente não existem muitas escolas bilíngues por ai porque é mais caro contratar dois professores para ensinar numa mesma sala.

O documentário no youtube:


Quando eu tava procurando o documentário, eu achei o filme iraniano A Cor do Paraíso.


É sobre um garoto cego que tem um pai que parece detestar o fato de ter um filho cego. Ele estuda num internato e volta pra casa nos seus 3 meses de férias.

O filme me mostrou um pouco da cultura do campo do país. Todos são gentis, menos o pai. Ele é um idiota. Como pode alguém tratar o próprio filho como retardado só porque é cego. Ele na verdade é bem inteligente. Isso dói o coração. Nem vou fala do final. Ainda to em depressão por não ter entendido nada.

Uma cena do início do filme:


No mesmo dia que eu assisti a cor do paraíso, eu assisti Tomboy, filme dirigido pela senhoria Céline Sciamma.


O filme é sobre Michael, o menino novo da cidade que guarda um segredo de seus amigos: Seu verdadeiro nome é Laure, referente a uma garota de 10 anos que, fora de casa, tomou uma identidade diferente da que recebe em casa.

O filme ficou bem realista e com certeza muitas pessoas trans se identificam com a história. Toda hora você fica apreensivo com medo deles descobrirem a verdade. O final me deu um vazio no peito. Eu ainda não sei se era pra ser um final bom ou meio triste.

Trailer em espanhol:


Pra categoria de ganhador de oscar, eu assisti 12 Anos de Escravidão.


É duro saber que o filme foi baseado em fatos reais e que Solomon, nosso protagonista, foi um dos poucos entre vários homens livres sequestrados e transformados em escravos que conseguiu escapar dessa tragédia e contar a sua história.

Eu gostei bastante das cenas em que ele toca violino, pois parece uma forma de fugir daquele sentimento ruim, limpar o coração nem que seja por alguns minutos.


Aqui o trailer:



Por último, O Rapaz e o Monstro.


Basicamente é sobre um garoto chamado Kyuta que, depois de perder os pais e fugir de casa, é encontrado por um monstro, Kumatetsu, que o escolhe para ser seu primeiro e único pupilo. Alguém para ensinar tudo que sabe.


É tão fofo os laços que se formam entre eles. Os dois são tipo pai e filho.

E a bolinha de pelos brancos que segue o  Kyuta te meche o coração com sua presenta misteriosa e fofa.

As fanarts são totalmente lindas. Umas mais legais que as outras.

E essa coisa de mostrar ele pequeno e depois crescido ficou tão cute de se ver.

Eu acho que de todos, esse filme foi oque mais me encantou o final. Foi tipo tão lindo, em meio a todos aqueles finais que eu não gostei tanto nessa maratona.


Eu até postei no meu twitter assim:
"O melhor espadachim do mundo não é aquele que empunha a espada, mas sim aquele que a leva no coração."


Trailer:


Extra:
Véi, eu assisti La La Land  no cinema nesse meio tempo (e que gafe foi aquela no Oscar rs), e por mais que o filme seja meio monótono, essa cena me matou um tanto super que eu tinha que comentar!!


Minha reação automática nessa cena:

Bem. É isso. Comentem quais desses filmes vocês gostaram. Seria legal discutir com mais pessoas rs.

ATÉ MAIS o/

2 comentários:

  1. Yoo/ Parabéns, cursar cinema deve ser daora ;)
    Sim eu vi o vídeo quando você postou, e dei uma olhada nos filmes que você assistiu. O doado de memorias tem uma proposta interessante, assisti o trailer e gostei. Eu vou assistir no final de semana que vem. Grande Paulo Gustavo... n tem como, tudo o que esse cara faz é um sucesso kkk. Estamos esperando o três de Minha mãe é uma peça, que virá com certeza, dona Hermínia em New York kkkk. Ainda não vi "O Rapaz e o Monstro", estou baixando para assisti mais tarde.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apareceu o indivíduo \o/ S2 Brigada pelo comentário (sim, to agradecendo porque fazia tempo que não aparecia um). Acho que O rapaz e o monstro é muito queridinho e é oque eu mais gostei. E please, estou aberta para recomendações de posts e vídeos rs.

      Excluir

um cupcake pra cada comentário!!