Olá pessoas!
Demorei muito para fazer um post novo?
Percebi que à muitos séculos que eu não posto alguma coisa sobre o nosso querido Japão. Como nosso blog é para "otakus", pensei que eu deveria escrever sobre algumas coisinhas do Japão. Vai ser uma série de posts falando da cultura de lá, culinária e idioma.
Resolvi fazer isso para mostrar mais um pouquinho de outra cultura. Eu amaria fazer sobre outras culturas, mas sairia do foco de "otakus", então ficaremos só com a japonesa. ᕙ(⇀‸↼‶)ᕗ
Primeiramente, quero esclarecer umas coisinhas;
Eu não tenho nenhum favoritismo pelo Japão ou pela cultura japonesa. Com certeza isso deve estar óbvio, mas para algumas pessoas não.
Muitos acham que só por gostarmos de outra cultura estamos desmerecendo a nossa própria ou que odiamos o nosso país e blá, blá, blá. Tem gente que não gosta da cultura de seu país, assim como tem gente que gosta de duas ou mais culturas diferentes e tem gente que ama a sua cultura e não gosta de alguma outra. Estamos em pleno século XXI e acho que podemos ter essa escolha né?
Só quero deixar claro que não é só porque eu conheço e gosto da cultura japonesa que eu vou odiar a cultura Brasileira e sair por ai falando mal do meu país.
E também acho que algumas pessoas precisam acordar e ver que o Japão não é tudo mil maravilhas, e parar com esse favoritismo, tem coisas tão ruins e pessoas tão arrogantes que eu tenho até medo de morar lá.
Ah, mas Eva, por que você esta escrevendo isso?
Apenas para evitar comentários e mimimis desnecessários e idiotas.
Outra coisa;
Eu não irei escrever sempre sobre animes, mangás e qualquer outra coisa do gênero nos posts que irei fazer sobre a cultura japonesa.
Por quê? O Japão não é só anime. O objetivo desses posts não vai ser mostrando a cultura relacionada à animes e sim a cultura ao todo.
#
Então... vamos começar pelos Festivais, que em japonês é 祭り (Matsuri).
No Japão existe vários festivais! Acho que vocês já viram alguns festivais de verão que aparecem em animes e doramas, onde as garotas usam suas yukatas, vão ver fogos de artifício, jogar lanternas no rio... e na maioria dos shoujos sempre acontece uma cena fofinha. ♥
Eles fazem festivais por causa de datas comemorativas, tradições, religião, mudança de clima e coisas do gênero. Em festivais no geral costumam ter aquelas barraquinhas vendendo comida ou objetos, desfiles, apresentações de dança, música, rituais e essas coisas tradicionais dependendo do festival.
Vamos para outra listinha (já esta ficando frequente eu fazer listas) onde eu separei alguns dos festivais para vocês conhecerem mais.
Tanabata Matsuri (たなば) – Festival das Estrelas
O Tanabata Matsuri também é chamado de Festival da Sétima Noite, ele é comemorado em torno do sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar (o que seria no dia 7 do mês 7).
O festival surgiu através de uma lenda das estrelas Altair e Vega. De acordo com ela, Vega é uma princesa chamada Orihime, seu pai lhe apresentou um rapaz, Hikoboshi (que seria Altair). Os dois se apaixonaram e deixaram de fazer deus deveres e obrigações diárias, apenas se dedicando um ao outro. Como castigo e para eles voltarem a fazer suas obrigações, o pai de Orihime separou os dois e eles ficaram em lados opostos da Via-Láctea. A partir de então eles só poderiam se encontrar uma vez por ano no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que atendessem os pedidos as pessoas da Terra nessa data.
Vega e Altair são estrelas que realmente ficam em lados opostos e só são vistas juntas uma vez por ano.
A tradição do festival é escrever seus desejos em um papelzinho colorido chamado Tanzaku, que são pendurados em ramos de bambu, com esperança que eles sejam realizados.
Cada cor de papel tem o significado para o que você irá pedir; amarelo é dinheiro, branco é paz, rosa é amor, verde é esperança, azul é proteção e saúde.
Já as decorações do festival são bem coloridas e algumas pessoas também decoram as suas casas assim. No festival podemos ver apresentações de tambores, danças típicas e alguns shows de música, sem contar com as várias barraquinhas de comidas.
Hanami Matsuri ( 花見) - O festival das flores de cerejeira
Hanami significa no sentido literal "observar flores" (Hana = flor, Mi = Ver/observar)
Como vocês já devem ter percebido, o festival é para observar as tão famosas flores de cerejeiras. Os festivais começa lá para o fim de Março e vai até Abril ou Maio, que é a época onde as cerejeiras estão florescendo. Geralmente isso acontece em parques e em templos ou outras áreas publicas.
O foco principal é as flores de cerejeiras (claro né), que em japonês é "Sakura".
Esse festival é bem especial, já que as flores de cerejeiras não duram muito (apenas por aproximadamente 10 dias) e é uma ótima oportunidade para reunir os familiares e amigos em um piquenique ou churrasco (sim, no Japão também tem churrasco, mas é bem diferente do brasileiro). Tanto os japoneses como os turistas vão para fazer piqueniques, tirarem fotos e principalmente aproveitar o dia com as sakuras. Muita gente até fica desde de manhã até o anoitecer e o festival é bem lotado.
Hoje em dia também podemos encontrar as tão lindas sakuras em outros países como os Estados Unidos e até o Brasil, o Japão distribuiu mudas da árvore para outras nações como prova de amizade. Legal né?
Nebuta Matsuri (ねぶた) - Festival de Nebutas
O festival acontece entre os dias 1 e 7 de Agosto na cidade de Aomori.
No festival podemos encontrar os desfiles de lanternas gigantes feitas com bambu e papel de arroz que são chamadas de Nebutas. As lanternas são geralmente figuras de humanos (samurais e guerreiros), demônios e animais. Acredito que elas lanternas dão muito trabalho para fazer, né?
Além dos desfiles e lanternas também temos as apresentações de dança e música tradicional e as barraquinhas de comidas.
Esse festival é bem antigo, ele foi criado no período Muromachi (entre 1336 até meados de 1570).
O festival é para a purificação da alma, onde as pessoas jogam os espíritos maus para o oceano. É uma coisa bem ligada a religião e tal.
Asakusa Samba Carnival (浅草サンバカーニバル) - Carnaval no Japão
Pois é, também temos carnaval no Japão e ainda é a maior festa de carnaval internacional.
Não perdendo a tradição, encontramos por lá pessoas fantasiadas (muitos figurinos importados do Brasil), carros alegóricos e claro, o samba. No festival dá muita gente, tem cerca de 20 escolas de samba, mais de 5 mil sambistas, também tendo para dar o seu ar de graça alguns sambistas que são do Brasil.
E além dos desfiles também podemos encontrar várias barraquinhas de comidas e bebidas tanto japonesas quanto brasileiras.
Não sei se todos sabem, mas temos uma grande quantidade de japoneses aqui no Brasil e também podemos encontrar muitos brasileiros lá no Japão e ao contrário do que muita gente pensa, temos um laço bem forte entre as nações, mesmo que tenhamos uma cultura super diferente e sejamos bem distantes um com o outro. O festival de carnaval surgiu quase que por causa disso (tanto que também temos festivais japoneses por aqui) e dá muita gente, já que são mais de 500 mil pessoas que se juntam para assistir os desfiles.
A diferença bem grande do carnaval de lá para o daqui é que o povo não é tão doidão e são até que organizados. Não tendo aquela loucura de acidentes, gente se machucando toda hora, assaltos... em fim, aquela bagaça toda que se encontra no carnaval daqui.
O festival acontece no último sábado de Agosto, no bairro Asakusa, em Tóquio.
Obon Matsuri (お盆 祭り) - Festival dos Mortos
Mais conhecido como Festival das Lanternas;
O Obon é uma das principais tradições budistas no Japão. Normalmente, esse festival é comemorado em torno do dia 13 ao dia 16 de agosto.
As pessoas acreditam que no dia do Obon os seus parentes e ancestrais mortos retornam as suas casas para ficar com a família. Nessa data, as famílias japonesas se reúnem em suas casas e voltam para a sua cidade natal.
A primeira tradição no festival é chamada de Mukae bon. É quando os japoneses costumam limpar as suas casas e o túmulo do antepassado morto, colocando uma variedade de oferenda de alimentos em altares budistas e também é colocado lanternas nas faixadas e dentro das casas para guiar os espíritos.
A segunda tradição é Tooro Nagashi. Os japoneses colocam lanternas flutuantes nos rios, mares e lagos para guiar os espíritos que estão voltando ao "outro lado". Eu acho uma coisa muito bonita de se ver.
Outra coisa realizada é o Bon Odori, uma dança folclórica que eles fazem na noite do festival. Os estilos de danças variam entre cada região, mas sempre são bem animadas e com som de tambores. Eles costumam ficar felizes porque os seus parentes estão "voltando" para casa nesse dia.
Sapporo Yuki Matsuri (札幌雪まつり) - Sapporo Snow Festival
Sapporo Snow Festival é um dos maiores festivais de neve do Japão. Como o nome já indica, o festival acontece em Sapporo (província de Hokkaido). Esse ano ele teve a sua 64° edição e se eu não me engano, aconteceu lá para 5 de Fevereiro e foi até dia 10 de Fevereiro.
O festival tem um monte de esculturas feitas de neve, esse ano teve umas 250. Gente, tem umas esculturas enormes!
No festival você encontra muitas esculturas diferentes, tanto de replicas de monumentos e edifícios quanto personagens de animes e outros tipos de desenhos.
O festival dura apenas uma semana e é realizado no Odori Park, Dome Tsudome e na rua principal em Susukino.
Muita gente vai lá para ver as esculturas, principalmente turistas. Só para você ter uma ideia, no ano passado teve mais de 2 milhões de pessoas que foram para ver as esculturas.
Acho que o único problema é que em Hokkaido faz um frio enorme, mas com certeza vale a pena se você for ver as esculturas, principalmente a noite quando elas estão iluminadas.
Hanabi Taikai (花火大会) - Festival de Fogos de Artifício
Cause baby you're a fiiiiiiiirewoooork *desafina*
Esse festival ocorre nos finais de semana lá para julho e agosto e na maioria das vezes eles acontecem em praias ou em alguns rios.
Muita gente leva comidas, bebidas e uma lona para fazer um piquenique e chegam horas antes para pegar um lugar bom. Lá também tem barraquinhas de comidas e bebidas para quem não esta fazendo o piquenique.
Esses shows de fogos é considerado um dos mais bonitos do mundo, então já viu né... é gente pra todo canto.
Não tem um número certo para quantos festivais aconteceram até agora, porque são vários espalhados por ai (já que não precisam de data comemorativa ou uma época exata), mas temos os festivais mais famosos que já chegaram à umas 400 edições.
Esse é outro festival onde os japoneses usam suas yukatas, que são os kimonos de verão.
Muita gente tem essa dúvida de qual é a diferença de Yukata para Kimono. Yukata é um traje de verão, para usar em festivais ou até pós-banho, ele tem um tecido leve (quase sempre feito de seda), então é menos pesado e quente do que um Kimono. Já o kimono é bem mais tradicional e formal, com os tecidos mais pesados e é usado geralmente em casamentos e essas coisas mais formais.
Não tem quase nenhuma diferença no corte (apenas os modelos variáveis dos yukatas) e ambos são fechados com o Obi (faixa).
Acabou!
Eu só escrevi sobre 7 festivais, pulei os festivais de fertilidade, alguns outros que são bem bizarros e também os que envolve os rituais budistas ( apenas coloquei o Obon Matsuri porque ele é bem famoso e importante por lá).
Se tiver algum erro de datas ou nomes, por favor me avise nos comentários.
Até a próxima!
I LOVE JAPAN <3
ResponderExcluirhttp://galaxykawaiii.blogspot.com.br/
I love Japan too ♥
Excluir~ O seu blog é fofo. Amei os pandas >w<
carnaval...
ResponderExcluirisso foi MUITO inesperado...
#bolada
os únicos que você listou e eu já conhecia eram o Hanabi Taikai e o Harumi Matsuri, talvez o Obon Matsuri também, mas sei lá :V
cara, seria muito show ir ver uma dessas esculturas de neve do Sapporo Snow Festival *u*
Eu fiquei até um pouco surpresa quando eu soube que tem carnaval no Japão... nunca imaginaria isso >w<''
ExcluirVocê quis dizer o Hanami Matsuri né? Desculpa perguntar, mas eu fiquei um pouco em dúvida X-X'
Eu sempre conheci o Hanabi Taikai (antes de eu começar a conhecer mais da cultura japonesa), mas não pelo nome em japonês, apenas "Festival de Fogos de Artifício" e também sabia que ocorria no Japão. Nunca gostei muito de fogos, então eu achava aquilo um horror.
É o meu sonho visitar Sapporo, ainda mais se for na véspera do Snow Festival ♥
da onde eu tirei Harumi...?
Excluireu adoro fogos de artifício, mas eu não sou muito fã daquela barulhada D:
Nossa, entre todas, só o "Carnaval" e talvez o "festival das lanternas" que eu não vi em algum anime, rs... eu gosto do primeirinho :3
ResponderExcluirEu nunca vi o Carnaval e o Festival de Nebutas em algum anime...
ExcluirO primeiro é o meu favorito! ~ É fofinha a história! >w<
Me surpreendi com o carnaval kkkkk!
ResponderExcluirEssa postagem ficou muito boa.
Eva-chan, você sumiu ç_ç mas que bom que voltou com post novo! e eu gostei bastante não só do conteúdo, como compartilho da mesma opinião que a sua sobre essas pessoas que ficam idolatrando o Japão como se lá fosse a melhor terra que existe. E não valorizam nem um pouquinho nosso país que é tão acolhedor! a diferença é que lá, o povo tem educação. as ruas, meio ambiente, tudo é preservado e muito limpo. e existe varios eventos, possuem tradição e não deixam a cultura do seu país morrer. isso eu sinto inveja, gostaria que existisse coisas assim aqui no brasil que não fosse carnaval e coisas parecidas -.-'
ResponderExcluirquem sabe um dia eu nao vejo o hanabi taikai *-* deve ser lindo demais. meus sonhos são viajar pro Egito e pro Japão, então quem sabe futuramente não consigo realizar né.
(nossa, escrevi mt > < ) bjs ♥
Oi! ♥
ResponderExcluirConcordo com você, eu gosto das duas culturas; eu não fico idolatrando o Japão, muito menos xingando meu país, porque todo todo lugar tem as suas coisas boas e ruins.
Uma vez eu perguntei a uma pessoa porque ela queria ir ao Japão e ela me respondeu mais ou menos assim: "Porque lá o paraíso, lá é de onde saem os animes." Eu fiquei tipo: (*~▽~)What?
Eu sempre quis ir a um festival e usar uma yukata *u*
Ah, acho que eu conheci o Tanabata Matsuri pelo anime Nana, ele era um pouco mais especial para as duas já que era no dia 7, acho que é isso mesmo.
Hanami Matsuri ♥ Sempre quis ver de perto uma cerejeira, elas são tão lindas e é uma pena que dure apenas 10 dias (ou não, se durasse a primavera toda não iria ser tão especial).
Acho que eu não conhecia o Nebuta Matsuri. Essas lanternas são assustadoras mesmo, mas à noite deve ficar muito lindo, mas não tanto quanto o Festival de Lanternas *3*
Carnaval HUAEHEHAEUEHU -q A única diferença é a data e a organização, porque até as fantasias são as mesmas.
Os dois últimos festivais eu também conhecia, mas não sabia o nome :v
Acho tão lindo, principalmente os fogos de artifício.(“⌒∇⌒”)
Kiss ~
gostei muito
ResponderExcluir