29 de jul. de 2013

Annarasumanara - Meu primeiro Manhwa! ◝(⁰▿⁰)◜


Oi pessoas! ヾ(^∇^)ノ

Esses dias eu estava vendo algumas páginas de mangás e achei "Annarasumanara"... um nome bem estranho, eu sei. Primeiramente, pensei em colocar na minha listinha e ler depois, mas um amigo veio me perguntar se eu já tinha lido e isso meio que serviu de impulso para começar a ler. Descobri que ele não é de fato um Mangá e sim um Manhwa (termo geral coreano para designar histórias em quadrinhos, ilustrações e animações). Ou seja; ele não é japonês, é uma história em quadrinhos coreana, assim como o Manhua é uma história em quadrinhos chinesa (se você não sabia que tem nomes diferentes, agora sabe, mas eu não vejo problema em chama-los de mangás).( ̄~ ̄;)

Annarasumanara é uma webcomic coreana escrita e desenhada por Ha Il-Kwon (eu acho esses nomes bem estranhos, nem sei como pronuncia-los).
A história é focada em Yoon Ah-ee (outro nome esquisito), uma garota que foi abandonada pelos pais, assim morando sozinha com sua irmã menor e tendo que conciliar estudo e trabalho, vivendo em péssimas condições financeiras. Um dia ela escuta um rumor sobre um estranho mágico que fica perambulando em um parque de diversões fechado e que faz mágicas de verdade. Ao conhecer o tal mágico ela não acredita que ele poderia fazer mágicas de verdade, mas em meio à alguns acontecimentos a garota se ver em dúvidas. 

Esse manhwa conseguiu me deixar bem confusa em certos momentos, já que em muitas partes dá para entender que o tal mágico consegue fazer magia de verdade, mas quase logo em seguida mostra ao contrário e isso deixa o leitor bem confuso. 
É bem interessante a forma que o webcomic retrata o limite entre a mente de uma criança, que é cheia de sonhos e fantasias; e a mente de um adulto, que já é mais madura e pode enxergar a "dura realidade". Também chegando a retratar a forma que uma pessoa passa de criança para adulto, assim desistindo de vários dos seus sonhos que julga ser infantis, desistindo da sua fé em magia junto com toda aquela inocência. Chegando ao ponto de percebermos que a personalidade do Mágico é justamente misturando essas duas coisas, a percepção de um mundo real, mas com um toque de magia, o que percebemos que a sociedade não aceita o estilo de vida de pessoas "infantis" ou com sonhos incomuns (e isso mostra claramente no manhwa). 
No começo pensei que seria igual à aqueles shoujos que uma garota conhece um garoto, eles passam por algumas dificuldades e depois ficam juntos no final e tal, mas vi que era muito mais que isso, o que me surpreendeu de certa forma. 


Dá para perceber que a personagem principal teve que crescer rápido demais, pois depois de seus pais abandona-la ela teve que ter responsabilidades que seria de um adulto (o que também teria que cuidar de sua irmã menor). Ela passou a desistir de seus sonhos que julgava ser infantis e por isso teve dificuldades em acreditar no Mágico, que tem um jeito irrealista de viver.

Meu ponto de vista:
~ Contém alguns spoilers ~
Eu percebi no final da história que o Mágico não falava tão literalmente em acreditar em magia, mas sim não ter uma vida tão focada em estudos, dinheiro e até no que as pessoas pensam sobre você, apenas seguir os seus sonhos por mais que eles sejam infantis ou ridículos. Desde o começo eu acredito que ele estava tentando mostrar isso para as pessoas, principalmente para Ah-ee, que seguia a expectativa dos outros e esquecia da sua própria, mas com isso o mágico sempre foi julgado como um maluco infantil. Vemos um exemplo de Il-Deung (que até esqueci de mencionar antes), ele seguia os padrões da sociedade e de uma família rica, sempre recebendo pressão de seus pais, mas com a ajuda do Mágico ele percebeu que não poderia continuar com aquilo, pois conseguiu ter uma percepção diferente e viu que a vida poderia ser mais que todo aquele padrão chato. Quando o garoto de certa forma aceitou a "magia" e quis seguir os seus verdadeiros sonhos, ele começou a ser quase como um anormal para os seus pais e todas as pessoas em seu ambiente escolar, tipo como um "Você ficou louco?".
E isso é uma crítica sobre a pressão que a sociedade passa para os jovens e crianças, sobre ter que estudar muito para ser alguém na vida e não dar espaço para ela escolher o que verdadeiramente poderia querer para o futuro,e mesmo que você se tornar um adulto "respeitável" a pressão e as críticas não vão parar.


Bem no final do manhwa é revelado o "passado" do Mágico e ele teria passado também por toda essa "pressão social", o que deu até para perceber que ele poderia ter ficado louco com todo aquele estresse, já que ele queria apenas liberdade e até poderia ter buscado paz em algum lugar e acabou encontrando a Magia, já que acho que para nós isso é um meio até quase perfeito de fugir da realidade que pode muitas vezes ser bem cruel.
Por causa de tudo isso o Mágico decidiu ser uma criança para sempre e acreditar na magia, pois ele sabe que ser um adulto e encarar a realidade se tornou uma coisa assustadora demais.

#


É isso! Eu escrevi muito sobre a minha interpretação do manhwa e não sei se deu para explicar direito e algumas partes até não podem ter ficado como eu queria, mas acho que dá para entender. (^-^)ゞ
Eu não lia uma história assim à um bom tempo e acredito que Annarasumanara de certa forma até mudou o meu jeito de ver as coisas. Eu chorei tanto no final >w<
Se você quiser ler o manhwa online, recomendo clicar aqui. Acho esse site ótimo para leitura online. Também tem esse site aqui que você pode ler online ou baixa-lo. 
Ah, depois de revisar o post percebi que tem muita imagem só com textinhos, mas o manhwa não é só textos ٩(×-×)۶

Até a próxima! ♥

6 comentários:

  1. manhwa...
    ...nome estranho.
    como todas as outras coisas coreanas que eu já vi~ q
    eu não consigo ver/ler/ouvir nada coreano ou chinês por muito tempo,sério (não me pergunte porque)
    mas esse mangá/manhwa parece bem legal...
    e te desafio a falar esses nomes q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONSEGUIIIIIII! CONSEGUIIIIII! CONSEGUI FALAR O NOME TODO! (Pelo menos eu acho). kakaka

      Excluir
    2. Eu já estou quase que acostumada em ver esses nomes estranhos, já que eu curto bastante k-pop.
      O nome "manhwa" não sei se pronuncio certo, mas o "Annarasumanara" eu já consigo falar sem problemas.

      Não consigo ver/ler/ouvir nada em chinês, mas em coreano eu já gosto bastante. K-dramas e K-pop ♥♥♥

      Excluir
  2. Awn que legal *-* Eu não sabia que o nome do 'mangá' na corea e na china era diferente rs. E também fiquei muito interessada nessa história (principalmente porque gostei da personagem rs). Bjs ; 3 ;

    banzai-ii.blogspot.com :)

    ResponderExcluir

um cupcake pra cada comentário!!